Histerossalpingografia, eu fiz!

sábado, 14 de dezembro de 2013
postado por Tatiane K.

Eu fiz o temido exame chamado Histerossalpingografia. Neste exame, um contraste é injetado dentro do útero através da vagina e, através de raio-X, o médico buscará por bloqueios existentes no útero ou nas tubas de Falópio que possam estar reduzindo as chances da mulher engravidar.

Quando agendei o exame, solicitaram:
  • Levar um absorvente;
  • Tomar um Buscopan uma hora antes do exame, para possíveis cólicas;
  • Teste de gravidez 48 horas antes do exame, fiz o beta HCG para provar que não estava grávida.
No dia eu estava um pouco nervosa, mas tentei me manter calma, quando entrei na sala, deu um medinho vendo aquele aparelho de raio-X. Deitei e enquanto a enfermeira acertava os últimos detalhes perguntei se doía muito e se demorava e ela respondeu: "Se você colaborar é rápido!". E eu perguntei novamente: "Colaborar em que sentido?" E ela respondeu, "Ficar relaxada durante o procedimento, não contrair..."

Na hora que entrou a médica, me colocaram na posição ginecológica, mas quem tem endometriose, já estava acostumada com esse tipo de exames e essa posição rs. A médica super querida, me deixou calma. Na hora de injetar o temido líquido a enfermeira veio para meu lado e pediu para eu respirar fundo, eu não senti nada, já estava esperando pela dor. Acho que porque relaxei e respirei fundo. É pouco desagradável, mas não é muito diferente da Ultrassom Transvaginal. E depois começou tirar o raio-X, mandou eu girar, mais alguns raio-X, depois mandou eu caminhar uns 10 minutos, aí senti um pouco o líquido ardendo, mas intensidade fraca. E mais um raio-X para finalizar.

Fiz o exame pela manhã e no fim da tarde ficou pronto. Três dias depois tinha a tão esperada consulta com o segundo ginecologista. Tudo dentro da normalidade. Ufa!

Não tive sangramento, posso dizer, um exame bem tranquilo. Só relaxar e procurar um profissional que confia.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...