Endometriose - Exames Pré-operatórios para a Videolaparoscopia

sexta-feira, 4 de julho de 2014
postado por Tatiane K.

Após 10 anos (26/05/2004) da primeira Videolaparoscopia para retirada dos endometriomas estou novamente na luta com a segunda Videolaparoscopia.

Vou dividir em 7 passos, para ter uma noção de quem for fazer pela primeira vez a Videolaparoscopia:

Passo 1) Consulta com o Ginecologista. No meu caso, já foi comprovado que tenho Endometriose na primeira Videolaparoscopia, solicitou apenas o ultrassom;

Passo 2) Exame de Ultrassom, cujo resultado foi esse:

CONCLUSÃO:
Exame ultrassonográfico evidência:
- Cisto com conteúdo denso e espesso localizado em ovário esquerdo compatível com endometrioma.

Passo 3) No retorno da consulta ele falou que é necessário a retirada dos focos da endometriose via Videolaparoscopia.

Passo 4) Encaminhado o laudo para o hospital da Unimed para a aprovação do procedimento via plano de saúde. Aprovado no mesmo dia.

Passo 5) Buscar a guia do ginecologista para levar ao anestesista juntamente com os exames pré-operatórios, não me entregaram no dia da consulta, tive que ir novamente lá e pegar com a secretária do Ginecologista.

Passo 6) Fazer os exames pré-operatórios;
- Hemograma
- Glicose
- Coagulograma
- Urinálise

O resultado peguei via internet, evitou mais um passo de ir lá buscar. A tecnologia está aí para ajudar a gente.

Passo 7) Consulta com o anestesista com os exames pré-operatórios acima.

Teoricamente tudo certo para o cirurgia. Solicitaram apenas 8 horas de jejum e entrar duas horas antes no hospital para a preparação da cirurgia.

Processo de 2 meses e 7 compromissos (consultas, exames, burocracias...) com o plano de saúde particular. Na primeira vez que fiz a Videolaparoscopia o ginecologista solicitou também o exame de sangue CA-125.

Tentei encaixar a maioria dos compromissos acima fora do meu horário de trabalho, evitar atestados. E quando não era possível saia apenas uma hora mais cedo do trabalho. Pois, após a cirurgia terei vários dias de atestados e muito repouso.

No próximo post contarei como foi a Videolaparoscopia da parte que eu estava acordada, é claro rsrs.

3 comentários:

  1. Oi Tati.. Acabei de receber a notícia que tenho endometriose 😢😢..Perdi o chão...Estou muito tristinha..Eu estava tentando engravidar já fazia um ano e nada,exames básicos tudo ok, mas a gravidez não chegava...Até que o médico foi investigar as causas, primeiro a Histerossalpingografia Trompa direita obstruída, ai apareceu 2 cistos no ovário esquerdo provavelmente endometriomas, até a chegar Ressonância magnética da Pelves e constatar Endometriose; já chorei tanto que não tenho mais lágrimas.. não sei nem por onde começar a me recompor..sabe o que é pior eu nunca tive os sintomas da endometriose..pouca cólica, menstruação super regular..enfim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeka, sei exatamente o que você está sentindo, já tive vários dias de choro. Chorar faz bem, depois até sente mais leve. Depois das lágrimas, levante a cabeça e vá em busca do tratamento, talvez o primeiro passo é a Videolaparoscopia, depois da recuperação eu acredito que terá grande chances de engravidar. Eu tenho fé que pra mim também vai dar certo. Não podemos perder a esperança e nem alimentar sentimentos negativos. Pensar positivo sempre, ter fé que logo vai dar certo. Abraços. Tatiane

      Excluir
  2. Oi eu fui diagnosticada com endometriose tbm... mas na pelve, estou com muito medo.. vou ter que fazer a cirurgia,tenho problemas de visão, com a anestesia tenho medo de piorar na visao ou pegar alguma infeção, com vcs tati e rebeka deu tudo certo apos a cirurgia? To sem chao muito triste 😢😢

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...