Parabenos

sábado, 11 de outubro de 2014
postado por Tatiane K.

Além de mudar a minha alimentação comecei a prestar a atenção na composição dos cosméticos. Esse post é primeiro de uma série que eu escreverei sobre os principais "veneninhos" escondidos nos produtos de beleza e higiene.

Pouco a pouco estou trocando todos os meus cosméticos por produtos naturais sem componentes tóxicos para a saúde.

O primeiro da minha lista negra são os parabenos. 


O que são os Parabenos?
Os Parabenos são compostos químicos que são utilizados como conservantes.

Onde são encontrados?
Podem ser encontrados nas maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos, e loções infantis, produtos para cabelos, perfumes, tinta para tatuagens, creme de barbear, cremes foto protetores, géis, xaropes sem açúcar, lenços umedecidos para bebê e outros inúmeros produtos.

Nomes técnicos no rótulo:
Aquil parahidroxi benzoates - Metil, Butil, Propil, Etil, Isobutil, Isopropil acompanhando com paraben. Nos rótulos encontrará escrito como Ethylparaben, Methylparaben, Propylparaben, dentre outros.

Quais são os riscos do seu uso?
Os parabenos interfere no sistema endócrino de humanos e animais, possui uma atividade estrogênica, por conta disso ele é considerado um disruptor endrócrino. Mesmo em doses pequenas podem causar enormes malefícios a saúde humana e do meio ambiente. Está ligado ao câncer, infertilidade, alergias, entre outros.

Algumas pesquisas cientificas sobre os parabenos:
Em janeiro de 2012 foi publicado no Journal of Applied Toxicology foi publicado um estudo que encontrou parabenos em quase 100% dos tumores cancerosos de mama analisados.

Outro estudo de janeiro 2009 publicada no Journal of Reproductive Toxicology, os parabenos podem ter um papel na infertilidade masculina. O estudo relata que as propriedades estrogênicas leves do ingrediente pode alterar a saúde das células nos testículos , e por sua vez pode ser responsável pela baixa produção de esperma e potencial reprodutivo reduzido. 

De acordo com dados de segurança de cosméticos do Grupo de Trabalho Ambiental, metilparabeno é um ingrediente tóxico com uma pontuação de risco elevado de 8, e um potencial para causar vários problemas de saúde . Enquanto a indústria de cosméticos assegura continuamente que o ingrediente é seguro, o EWG recomenda cautela ao usar produtos que contenham parabenos até nova pesquisa seja feita . 

Mais informações em:
Vídeo: Cosméticos, linda forma de morrer do Ivandélio Sanctus.
Blog: Lookaholic

Não existe um consenso ainda sobre o assunto no meio científico, mas eu prefiro evitar. Os parabenos já são proibidos em vários países. A informação está aí e vai de você se quer usar ou não.

1 comentários:

  1. Bom dia. Vi que você citou a alimentação. Você pode me dizer quais são os alimentos que possuem parabenos?? Sou muito alérgica a este componente. obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...