Triclosan

sexta-feira, 31 de outubro de 2014
postado por Tatiane K.

Segundo veneninho na minha lista negra: o Triclosan. Eu acho que esse é o pior de todos. De todos os produtos que destrói nosso sistema endócrino, o Triclosan é o mais relevante, acaba com a nossa parte hormonal.

Neste post só estou compartilhando as minhas pesquisas e porque deixei de usar produtos com o Triclosan.




O que é o Triclosan?
É um agente antibacteriano e conservante.

Onde é encontrado?
Em desodorantes, cremes dentais, sabonetes líquidos ou em barra, produtos anti-acne, pomadas vaginais, sabão líquido e tecidos.

Nomes técnicos no rótulo:
Triclosan, 5-chloro-2-(2,4-dichlorophenoxy)-phenol[5-cloro-2-(2,4-diclorofenoxi)-fenol].

Quais são os riscos do seu uso?
Distúrbios endócrinos, câncer, puberdade precoce (meninas menstruam com 8 anos), um dos principais responsável pela celulite, testículos retraídos, aborto, dificuldade para engravidar, distúrbios nas mamas, entre outros.

Algumas pesquisas cientificas sobre o Triclosan:
De acordo com o Environmental Working Group (EWG) o Triclosan estaria ligado a distúrbios endócrinos, mesmo em baixas concentrações. Além disso, com o tempo a sua atividade antibacteriana torna-se ineficaz. Também é classificado como alergênico para pele, olhos e pulmões pela União Europeia.

Outros trabalhos têm associado esse produto químico a uma contribuição para a progressão do câncer de mama, principalmente pela sua ação estrogênica. O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células que invadem o tecido circundante e podem produzir metástases em locais distantes do órgão afetado. 

Um estudo analisou o Triclosan e um outro produto químico de desregulação endócrina e observaram que são capazes de alterar a expressão de dois genes reguladores do ciclo celular tanto in vitro (em células de câncer de mama humanas expostas) quanto em ratos. Além disso, verificou-se que os efeitos estimulantes na progressão do câncer de mama podem estar associados com um receptor de estrogênio. Os autores concluíram, portanto, que o Triclosan tem efeito na promoção da progressão do câncer de mama. 

Outro trabalho analisou diferentes tipos de desodorantes disponíveis comercialmente na Alemanha que podem conter substâncias com potencial estrogênico. Sete em cada dez amostras de desodorante spray mostraram uma atividade estrogênica quantificável. 

Um outro estudo de 2008, que foi desenhado para avaliar a exposição ao Triclosan em uma amostra representativa de crianças e adultos nos Estados Unidos, descobriu Triclosan na urina de quase 75 por cento dos indivíduos testados. 

Mais informações em:
Vídeo: Triclosan, maneira higiência de morrer do Ivandélio Sanctus.
Blog: Lookaholic

Não existe um consenso ainda sobre o assunto no meio científico, mas eu prefiro evitar. Produto proibido em alguns países, mas ainda presente em outros. A informação está aí e vai de você se quer usar ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...