A arte de doular

terça-feira, 2 de junho de 2015
postado por Tatiane K.

Depois dos péssimos atendimentos dos Obstetras plantonista do Hospital, mais informações Aqui, sem contar com toda a humilhação que passei resolvi participar de Grupos de Apoios. Aprender mais sobre o assunto Gestante e Parto. Descobri que no SESC Joinville tem encontros mensais gratuito de apoio a gestante. Comecei a ir nos encontros do Gestativa.

Lá conheci a minha Doula, a Eloiza. Percebi que preciso de apoio de uma doula durante a gestação e para a hora do parto. Marcamos 4 encontros mensais de 2 horas e mais o acompanhamento no parto. Em abril tive a primeira consulta com ela e já aprendi/entendi muita coisa. São tantos detalhes que ninguém te fala e quase toda parturiente passa. Ela me emprestou o livro "Parto Normal ou Cesárea?" o livro eu já li e o filme "Renascimento do Parto" já assisti com o meu esposo querido. Preciso que meu marido entenda como funciona e esteja preparado para me ajudar nesse momento tão importante.

Na consulta de maio a Eloiza me emprestou o livro "Parto Ativo", estou lendo no momento. Elaboramos o plano de parto e logo mais farei a visita no hospital para conhecer o Centro Obstétrico.

Muitas pessoas me perguntaram: "O que é uma Doula?"
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". A doula dá suporte físico e emocional antes, durante e após o parto. Durante a gestação a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas. No parto a doula ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

Quando a minha soube da minha história e do meu blog convidou para fazer o relato da minha história no grupo Gestativa no SESC. Que eu deveria sair do anonimato e dividir a minha trajetória, ou seja, mostrar a minha cara. Aqui no blog abro a minha vida, sem me mostrar. É complicado, são tantos detalhes pessoais, nem que seja pouco, mas estou ajudando as outras mulheres que estão no mesmo barco do que eu.

No próximo post falo de como foi a primeira experiência de falar abertamente sobre a mudança do estilo de vida para poder engravidar.

2 comentários:

  1. Oi Tati!
    Muito bom, estou te acompanhando em tudo!Desculpe a pergunta, mas é muito caro uma doula, assim com 4 encontros mensais? Poderia me passar uma ideia de preço?
    Beijos,
    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane

      Não sei como é o preço em geral. Mas a minha cobra 100,00 cada consulta de 2 horas. E na hora do parto pagarei R$ 850,00 não importa quantas horas forem o trabalho de parto.

      Abraços
      Tatiane

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...