Alimentação X Regra 80/20

domingo, 28 de junho de 2015
postado por Tatiane K.

Durante essa trajetória da mudança do estilo de vida li muitos livros, participei de vários congressos on-line, comecei a seguir nutricionistas, médicos, terapeutas nas redes sociais. Fui juntando todas as dicas de cada um e aplicando na minha vida. Nem tudo eu adotei ainda, mudança que leva tempo. Agora no momento da gravidez não me reconheço mais. Paladar mudou e muda a cada dia, mas tento manter a minha alimentação na regra 80/20, que é 80% alimentos saudáveis, orgânicos, comida de verdade e os 20% para eventos e os desejos que aparece. Algumas semanas ficou na regra 70/30... as vezes até baixou. Não conseguia mais comer nada do que eu preparava e não tinha ninguém para preparar refeições saudáveis para mim. Para se alimentar bem, infelizmente a maioria das refeições tem que ser caseiras. Só assim para saber os ingredientes e como foi preparado.

O radicalismo não funcionou no meu caso. Muitos conseguem, eu não consigo. Até tentei seguir uma alimentação 100% saudável, se é que existe. Vivemos num planeta poluído, doente, não tem mais como ser saudável ao 100%. Tento fazer o melhor que posso sem me estressar e levar um vida mais leve.

Consultei com várias nutricionistas até encontrar a Dra. Fernanda Neckel. Meu santo bateu com o santo dela. Ela entendeu o meu pedido e a forma que ela trabalha era a forma que eu estava procurando. Mesmo não sendo aquela paciente certinha, saia as vezes da linha, consegui ótimos resultados com ela. Parceria que vai longe. O acompanhamento com ela começou em Fevereiro de 2014 a cada 3 a 4 meses e agora na gestação um pouco mais frequente. Analisa todos meus exames e receita suplementação especifica para o meu caso de acordo com cada momento. Super acessível, responde minhas dúvidas pontuais via E-mail e WhatsApp. Pesquisa novos estudos e sempre se atualizando. Isso é muito bom!

Mesmo com acompanhamento nutricional, antes de me consultar com a Dra. Fernanda Neckel sempre quis entender o porquê das combinações dos alimentos, dos horários... então comecei a ler vários livros de alimentação, emagrecimento e afins. Por um tempo me dediquei na redução da gordura corporal, famosa falsa magra. Magra não era, peso normal. Mas busquei melhorar a minha composição corporal, sem me prender no número que a balança registra.

Vou citar alguns livros que li, alguns quis entender mais o conceito, outros achei muito radical e outros eu adotei:
  • Emagrecer de Vez: Muito bom entender como funciona o nosso corpo e como ele foi programado quanto a alimentação. Um pouco radical para o meu caso, aprendi muito e adotei-o em partes. Para quem quer emagrecer e não consegue êxito pode ser um bom começo.
  • Anticâncer: Comprei para dar de presente para minha sogra, não resisti e comecei a ler. Me envolvi na história do autor e comprei outro livro para minha sogra. O Dr. David Servan-Schreiber, é uma inspiração para a vida. Sua expectativa de vida era de 6 meses, e ele viveu por mais 20 anos.
  • Barriga de Trigo: Diante de tanta polêmica em relação ao Trigo (glúten) quis entender mais sobre esse assunto. Por fim, confirmei a minha intolerância ao trigo. Fiz testes com período sem trigo e com trigo, realmente faz muita diferença na minha saúde retirando o trigo, mesmo sendo complicado retira-lo 100%.
  • Viva em dieta, viva melhor: Do Nutricionista Rodolfo Peres, contribuiu bastante no meu caso, mais voltado para a nutrição esportiva, procurei entender um pouco melhor sobre a suplementação para a academia. Na minha visão, vale a pena em investir na Glutamina, eu tomo 5g todos os dias, mesmo gestante, fundamental para imunidade. O BCAA somente quando faço treinos pesados que não é o momento atual. Os demais suplementos eu passo longe.
Tem mais livros de alimentação que li, mas acho que vale citar são esses. Tenho uma boa lista de perfis nota 10 do instagram que eu sigo. Todos os dias eles postam dicas preciosas, vou pesquisando mais sobre o assunto e adotando.

Estudei e adotei por um tempo a dieta Low Carb e Paleolítica, mas abandonei ela em partes. Vi que era muito voltada para emagrecimento. Eu até perdi uns quilos, mas não era isso que estava buscado. No meu caso não serviu, mas valeu o conhecimento.

Li e leio livros de todas as áreas, no momento estou estudando Física Quântica, depende de cada fase da minha vida.

O equilíbrio é o segredo!

2 comentários:

  1. Oi. Tatiane.
    Comecei a ler a sua história! Parabéns!
    Gostaria de saber quais são os perfis do instagram que você segue.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      São muitos. Os preferidos são:
      https://www.instagram.com/drsergiocabral/
      https://www.instagram.com/drafernandapadovani/
      https://www.instagram.com/dra.lidiabolfe/
      https://www.instagram.com/pediatria_funcional/
      https://www.instagram.com/doutorrondo/

      Abraços
      Tatiane

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...