Escolha do local do parto

segunda-feira, 27 de julho de 2015
postado por Tatiane K.

Conforme o post anterior, "Meu Plano de Parto" elaborado é hora de escolher o local do parto.

Eu e meu marido visitamos dois lugares antes de decidir qual local seria o parto. Meu desejo é o parto mais natural possível dentro de um ambiente hospitalar. Eu não tenho coragem de fazer o parto em casa, mesmo com uma ótima equipe especializada em parto. Se fizer em casa, qual seria o Plano B? Como seria a logística até o hospital, é nisso que penso. Opinião pessoal. Porém, no hospital tem vários problemas de intervenções sem necessidade. Por isso visitamos duas instituição:

  • Maternidade Darcy Vargas:
Fomos muito bem recebidos pela Dra. Jociane. Durante o agendamento por telefone, senti que do outro lado tinha um ser humano falando. Uma delicadeza, um respeito pela natureza da mulher. Na visita não foi diferente, nos recebeu super bem, pontualmente no horário agendado. Conversou bastante com a gente, analisou meu plano de parto, disse que tudo era possível e um pouco mais, caso eu quisesse. A entrada da Doula é aceita, todos os Obstetras tem que aceitar, agora é norma da maternidade. Aleluia! Simulou todo o trajeto, simulando a nossa entrada no momento do trabalho de parto. Explicando cada detalhe e mostrou uma ala de projetos futuros para partos humanizados.

Dos problemas que ouvimos sempre alguém reclamando de lá, infelizmente não são todos os funcionários que concordam com a Natureza da Mulher. Então cada parturiente tem que se preparar durante a gestação, estudar, se informar, exigir respeito e seus direitos. Eu particularmente gostei de lá, me senti a vontade. Mas meu marido não gostou, queria mais "luxo". Maternidade pública.

  • Centro Obstétrico da Unimed:
Esse hospital foi um difícil o agendamento. A primeira vez que agendei, não fui atendida, teve um imprevisto, tudo bem. Porém, me deixaram esperando das 07:30 até as 09:00 para avisar que não teria visita. Fui no setor da Ouvidoria e reagendei a visita. Na próxima visita, meu esposo foi comigo. teve um atraso de 30 minutos, tudo bem. O importante era sermos atendidos.

O atendimento foi bom. Bem mais chique para a alegria do marido. Eu achei muito perfeito e por isso, estranhei. Alguns pontos que me chamaram a atenção:
    • Entrada da Doula: Permitido, sua autorização é no momento da internação. Mas meu Obstetra faz plantão nesse hospital e ele não aceita doula. Pontinho de interrogação ???
    • Plano de parto é respeitado e cumprido de acordo com o pedido da parturiente. Será mesmo? Fiquei sabendo de inúmeras intervenções de amigas que sofreram nesse hospital, na Maternidade Darcy Vargas também tem intervenções. Mudou tão rápido? Será que poderia arriscar?
Fiquei por horas pensando. A tarde resolvi mandar um e-mail para a Ouvidoria do hospital encaminhar para o setor responsável. Busquei a resposta por escrito das seguintes questões:
  1. Sobre o Plano de Parto, é aceito tranquilamente pelos Obstetras? (Mandei o Plano de Parto anexo no e-mail).
  2. Autorização da entrada da Doula, segundo a visita, pode ser feito durante a internação. Mas sei que tem Obstetras que não aceitam. O meu Obstetra, por exemplo, é contra e ele é plantonista na Unimed. Quem define a presença da Doula, o Obstetra ou a Instituição?
Em uma semana recebi por e-mail a autorização da entrada da Doula, imprimi o e-mail e a autorização. Deixei na mala da maternidade por garantia. Porém, o plano de parto não tive resposta. Lara nasceu sem esse retorno.

Escolhemos o Centro Obstétrico da Unimed porque tenho plano de saúde e não queríamos concorrer com as mães que depende do SUS.

No próximo post será do relato do meu parto.

6 comentários:

  1. Oi Fabi, fiquei tão preocupada com vcs, que resolvi fuçar no berçário virtual!
    Deus seja louvado 🙏 Parabéns mamãe , a Lara é linda! 🙏🙏😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi

      Está tudo certo. Estava escrevendo o relato do parto aos poucos. São tantos detalhes e mais os cuidados com a Lara, por isso, demorou.

      Obrigada pelo carinho,

      Bjs
      Tati

      Excluir
  2. Gente.... kd vc? Está tudo bem???
    Sempre acompanho suas postagens, aparece para nos contar como está sendo ser mamãe. Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou aqui. Demorei para escrever o relato do parto. Foi difícil. No começo eu chorava, dei um tempo e agora consegui detalhar tudo.

      Obrigada por me acompanhar.

      Bjs

      Excluir
  3. Tati não pare com o blog!!! ele tem ajudado muita gente com endo como eu e que está tentando engravidar !!! É justo você se dedicar mais a Lara nesse tempo né !!! Mas não abandona não !!!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda

      Não vou parar, pelo contrário. Vou escrever mais e mais. Só o relato do parto foi difícil escrever e quis fazer bem detalhado.

      Obrigada pelo carinho.

      Bjs
      Tati

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...