Preparação para amamentação durante a gestação

quarta-feira, 1 de julho de 2015
postado por Tatiane K.

Quando entrei no 5° de gestação eu escutei várias dicas de como me preparar para a amamentação. Também li muitas coisas na internet e a cada dia ficava mais confusa. Quero amamentar minha filha no mínimo por 1 ano, se der, por 2 anos. Várias amigas reclamam que tem o leite fraco, que dói, que não tem bico, por aí vai e poucas delas amamentaram até os 6 meses. Praticamente todas adotaram o leite artificial já no primeiro mês de amamentação. Eu não quero dar o leite artificial, quero amamentar exclusivamente com o meu leite até os 6 meses e depois adicionar aos poucos os alimentos conforme a orientação de uma nutricionista infantil e do pediatra.

Motivos pelo quais quero amamentar:
  • Maior herança que posso deixar para minha filha;
  • Vínculo afetivo entre eu e ela;
  • Melhor desenvolvimento mental do bebê;
  • É mais facilmente digerido;
  • O aleitamento materno protege as crianças de: otites, alergias, vômitos, diarreia, pneumonias, bronquiolites, meningites...
  • Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
  • Ajuda o útero recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Reduz o risco de câncer de mama e de ovário;
  • Com a amamentação exclusiva fico longe da menstruação por um bom tempo, isso é bom para a Endometriose ir passear bem longe de mim;
  • Economia de uma pequena fortuna com latas de leite artificial;
  • O leite materno é muito mais saudável que o leite artificial.
Procurei ajuda de uma consultora especializada no assunto. Aprendi com ela que na gestação não precisa fazer nada para preparar para a amamentação, o segredo está na pega do bebê, só isso. Os cuidados durante a gestação são:
  • Evitar o máximo o contato com os seios, quanto menos manipular-los é melhor;
  • Não passar cremes anti estrias e outros na auréola e bico, espalhar o creme rapidamente nos seios para hidratá-los e só;
  • Não usar sabonetes na auréola e bico;

Em uma palestra de amamentação com outra especialista recomendou que as gestantes pegasse sol na auréola e bico. Uns 5 minutos por dia. Fui pesquisar e vi que ajuda mesmo, então sempre que dá faço topless escondida na sacada do meu prédio. Eu acho que nenhum vizinho vê a cena.

Fiz algumas aquisições para auxiliar na amamentação:

Bomba elétrica Medela Swing

Comprei a bomba elétrica nova no OLX.

Potes de vidro para congelar o leite
Comprei no site Ilithia.

Pomada Lanolina

Comprei no site do Euro Baby.

Protetor para os seios
Ganhei um protetor de seios no Chá da Lara.


Absorvente para os seios
A consultora não recomenda o uso de absorvente para os seios, caso tiver alguma fissura.

Sutiã amamentação Love Secret
Sutiã de amamentação com uma boa sustentação e confortável. Esse modelo pode ser encontrado em Joinville na loja Bella Íntima no Shopping Cidade da Flores.

Leio bastante sobre esse assunto no Instagram de vários especialistas nesta área. Fiz uma pasta com imagens da pega correta e outras dicas de amamentação (fotos do Instragram de diversos perfis, vou usar como base).

Deve experimentar várias posições e escolher o que mais lhe agrade, sentada ou deitada, deve ser a mais confortável para ela. O bebê deve se sentir seguro, aconchegado, com o corpo colado e com o rosto para frente da mama.








Após a mamada, caso o bebê não solte o mamilo espontaneamente, deve-se colocar o dedo mínimo no canto da boca do bebê, girando-o, assim o bico do peito saíra suavemente da boca. 


Havendo dificuldades irei na Maternidade Darcy Vargas em Joinville, que é considerado referência em Banco de Leite. Depois farei um post e contando a minha experiência.

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Parabéns! Você se preparou bastante para esse momento importante do atrás de informações. Parabéns!
    Bjs
    Eliza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliza
      Obrigada pelo carinho.
      Essa preparação foi a melhor coisa que eu fiz. Sem dor, sem sofrimento. Amamentação desde a primeira hora do nascimento e segue forte (hoje com 1 ano e 7 meses).
      Beijos
      Tati

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...