Ganho de peso durante a gestação

segunda-feira, 24 de agosto de 2015
postado por Tatiane K.

Não sou especialista sobre o ganho de peso durante a gestação. Vou falar do meu ganho de peso e medidas.



Antes da gestação eu vinha num ritmo acelerado de atividades físicas. Fazendo musculação, ginásticas em geral, yôga, caminhadas, corridas e HIIT. Em média eram 6 horas por semana. Um dia da semana eu descansava. Fazia todas essas atividades porque eu gosto. O nosso corpo precisa de movimento, fomos programados para se mexer, talvez não tanto assim. Mas o mínimo recomendado são 150 minutos por semana.

No dia que soube que estava grávida tinha consulta agendada com a nutricionista Dra. Fernanda Neckel. O legal que ela tirou as medidas, assim ficou registrado a massa corporal e circunferências. No dia do Positivo estava com 64,4 kg.
No dia 10/07/2015 me pesei na consulta com o Obstetra e estava com 71 kg. No dia 13/07/2015 a Lara nasceu. Fazendo os cálculos engordei 6,6 kg durante a gestação de 8 meses. A Lara nasceu com 36 semanas.

Tive um redução do peso no início da gestação, porque tive que parar com a atividade física, minha gravidez foi considerada de risco. Com isso, perdi massa muscular. Além disso, nos primeiros 4 meses de gestação eu não conseguia comer doces. Meu doce eram as frutas. Só pensava em bife acebolado, laranja,  limão, cebola roxa, farofa e alho.

Na época da Páscoa tive muita vontade de comer doces e me passei um pouquinho, logo depois voltei para a alimentação equilibrada. Confesso, durante a gestação eu não reconheci o meu paladar, a cada dia mudava. Pouco dias durante a gestação tive aquela fome de leão que povo tanto fala. Não senti a necessidade de comer muito.

No 5° mês de gestação consegui liberação para fazer atividade física como hidroginástica. Optei por fazer yôga de gestante duas vezes por semana. E sempre que possível fazia caminhadas.

Não tive problemas com inchaço, aumentei o consumo de água para 3 litros por dia. Alimentação equilibrada, sem industrializados rico em sódio. Usei a Meia de compressão para prevenir varizes na gestação, ela ajuda evitar inchaços e sem contar as pernas descansadas a noite. Super indico! Claro, tive sorte. A fase final da gestação foi no inverno, ajuda para evitar inchaços.

Oito dias pós parto tive nova consulta com a nutricionista e o meu peso estava igual no dia que soube que estava grávida.



Claro, agora é o momento para alimentar bem para a produção de leite materno para a Lara e cuidar da minha saúde. Pouco a pouco vou melhorando a composição corporal sem neuras.

Abaixo coloquei os dados para uma gestação normal do aumento de tecidos maternos e dos produtos da concepção (Tabela 1). 


O ganho de peso ideal na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM-2009) e leva em consideração o IMC pré-concepcional da paciente (Tabela 2). 


Fonte:

5 comentários:

  1. Parabéns Tatiane, você ficou uma linda grávida e mais linda ainda com a Lara nos braços ! Karla

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiane li todos os comentarios mas ainda fiquei em duvida de como vc tomou o vitex, vc tomou o mes todo sem nenhuma pausa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tomei sem pausa, comecei a tomar em agosto e parei só em dezembro.

      Excluir
  3. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência.

    Silvia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...