Quarto Inspirado no Método Montessori

sábado, 27 de agosto de 2016
postado por Tatiane K.

Adotamos parcialmente o Método Montessori para o quarto da Lara.

Quando estava grávida coloquei no post Quarto Montessoriano meu desejo e algumas inspirações para o quarto dela.

A Lara dormiu os primeiros três meses no Mini Berço Sleeper no nosso quarto. Após houve a tentativa de adaptá-la no quarto dela, mas mudamos de opinião. Adotamos a Cama Compartilhada e a Criação com Apego de acordo com o pediatra Carlos Gonzalez. Mesmo ela dormindo com a gente a noite montamos o quarto inspirando no Método Montessoriano. Após 11 meses do nascimento da Lara concluímos o quartinho com muito amor.

Não é um quarto de brincar, ela brinca em todos os lugares da casa, onde estamos, ela está também. Participa dos eventos da casa. Não queríamos (na verdade eu) um quarto tradicional.


Foto Sabrina Besen (11 meses)
Vamos aos detalhes?

  • "Cama no chão"

A cama no chão optamos por um marceneiro, pai de uma amiga do trabalho. Ele mesmo não entendendo muito bem esse método Montessori, viu o projeto do meu marido e reproduziu. Chapa de madeira de 18 mm branco e simples.



Projeto para colchão 70X130cm (a cama foi feita em outra posição conforme a foto acima) 
Foto Sabrina Besen (11 meses)
As almofadas encomendamos sob medida na loja Promacal em Joinville.

Fica a pergunta: Ela dorme nesta cama?
Algumas sonecas e uso como trocador. Adotamos a cama compartilhada, os detalhes no post Cama Compartilhada e a Criação com Apego.

Ela brinca bastante em cima da cama e fica passando as mãos nos adesivos. Falando em adesivos, compramos na loja Elitize o Adesivo de Parede Árvore da Floresta. Ótima qualidade, recomendamos.

O quadro da Oração do Santo Anjo foi presente da nossa comadre Raquel, somos padrinhos da filha dela, a Sophia. Ela comprou na loja Rustike Baby. É feito com muito capricho.



  • Nichos ou estantes baixas
O nicho foi feito pelo mesmo marceneiro que que fez a base da cama no chão. O comprimento é de 150 cm.

11 meses
10 meses

Recomendamos esses nichos, ótimo organizador, também contribui para o bebê ficar em pé, se alongar e dar os primeiros passos. São 4 espaços, então são 4 brinquedos. Os demais brinquedos, guardamos tudo em um local que ela não tem acesso. Uma vez por semana ou a cada 10 dias trocamos os brinquedos. Um dos brinquedos é uma cestinha com mordedores e peças pequenas.


  • Estante de livros
Desde cedo vamos estimular a leitura. Compramos a estante de 50 cm na Etna. O Tapete de crochê minha mãe que fez. Se alguém quiser ela faz sob encomenda e posta via correio.

Foto Sabrina Besen (11 meses)
  • Tapete
Pensamos em comprar o tapete E.V.A, mas vimos alguns comentários falando que o material é tóxico, proibido em alguns países, além disso, ele é montado, o bebê tira os pedaços e vai para a boca. Não sabemos até que ponto é tóxico. Queríamos um tapete inteiro sem emendas. Na dúvida resolvi investimos em outro tipo de tapete. Compramos o tapete importado Eco Proby Fun Animal (tamanho G 1,50X2,30X1,2cm) na loja online Daskom.


Foto Sabrina Besen (9 meses)
Foto Sabrina Besen

Gostamos da estampa, composta por montanhas, lagos e animais. Dupla face, material Polietileno, textura plástica e leve (1,5kg). Quando recebemos, achamos super leve e frágil. Em poucos dias apareceu o primeiro buraco, realmente muito frágil.



Enfim, o tapete é lindo, as crianças e os adultos adoram, fácil de limpar, porém muito frágil pelo preço cobrado. Não recomendamos.

  • Espelho e barra

Tentamos colocar um espelho acrílico indicado para quarto Montessoriano, porém, a visão dele ficou igual um espelho mágico. Devolvemos para a empresa e ela devolveu o dinheiro. Colocamos um espelho normal (90X60cm) colado na moldura, evitando voar estilhaço caso quebrar. A barra é suporte de cortina normal, baratinho. A altura do chão é de 38 cm.


Com 4 meses
Foto Sabrina Besen (9 meses)

Foto Sabrina Besen (11 meses)

Está na hora de levantar o espelho.
A Lara ama se olhar no espelho, ela brinca um pouco e de vez quando fica se olhando, isso desde o 4° mês. Deixamos ela brincando de frente para o espelho. Ótimo investimento, realmente vale a pena.

Visão geral do quarto: 


Atrás da porta colocamos o adesivo da girafa  régua de crescimento, adesivo bem simples, baixa qualidade. O ofurô da Lara virou cesto de roupa suja.

Armário e cômoda compramos na loja Florata de Rio Negrinho - SC, demora uma eternidade para sair o cheiro (cerca de 2 meses), qualidade mediana.

O mini berço da Lara colocamos no cantinho, ficou como caminha para as bonecas dela.

Se alguém quiser mais detalhes de algum item que deixei de comentar deixa um comentário abaixo.

Não podemos de deixar de agradecer ao vovô (Monteiro) da Lara. O quarto foi presente dele.


Abraços.

Fotos Sabrina Besen
http://sabrinabesen.com.br/site/

9 comentários:

  1. Quarto lindo e inspirador.

    ResponderExcluir
  2. Estou chateada com relação ao tapete, quase compre esse...tb estou fazendo o quarto da minha princesa inspirado no método Montessori, porem encontro dificuldade em decidir qual material de tapete devo comprar... alguma sugestão? Bjs e sua bb está linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tapete é bonito, porém caro e frágil. Tem os tatames, pode ser uma alternativa.

      Abraços.

      Excluir
  3. Adorei o projeto da cama... os modelos prontos não parecem tão seguros para bebês pequenos, e como moro em local frio, estou apreensiva em deixar o colchão direto no chão, como alguns sites sugerem.
    Já estou orçando pra fazer um modelo igual ao de vocês!
    Valeu pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embaixo do colchão pode colocar um tapete emborrachado, algo assim. Aqui com o piso laminado + base de madeira da cama foi suficiente.

      Abraços.

      Excluir
  4. Oi. Sou de joinville tbém, sabes algumaloja que tenha estes móveis? Principalmente a estante de chao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosina, manda um email para mim tatianekmonteiro@gmail.com que te passo o contato. O marceneiro tinha se machucado, mas acho que agora já voltou ao trabalho.
      Abraços
      Tati

      Excluir
  5. Oi Tati, adorei conhecer seu blog. Também adorei a ideia da cama, mas me tire uma dúvida, ela nao fica dançando nessa base de madeira?
    Super abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Até que não, geralmente ela deita na cama para trocar a fralda. Já vai sozinha quando falo para trocar a fralda. As vezes da uns pulinho por ali. O que ela gosta é do espelho e pegar os brinquedos da estante.
      Abraços
      Tati

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...